Umbanda é o grande e verdadeiro culto que os espíritos humanos encarnados, na Terra, prestam por intermédio dos orixás. Desse culto participam os espíritos elementais e os espíritos humanos desencarnados.

A principal finalidade do culto de Umbanda é o serviço às criaturas humanas e espíritos humanos encarnados ou desencarnados, seja por meio da doutrinação ou por meio do auxilio espiritual, nas dificuldades materiais e morais, alivio ou cura de doenças.
Esse culto deve ser prestado com humildade, pureza e disposição a caridade. Humildade, Pureza e Caridade são os três requisitos indispensáveis a pratica da Umbanda. Há quem diga que na Umbanda não deve haver doutrinação, pois que se supõe ser ela exclusivamente kardecista.
Não é bem assim. A Umbanda não exclui a doutrinação, que tanto pode ser dada pelo presidente das sessões, como pelos espíritos incorporados nos médiuns.Na sua essência e na sua finalidade, a Umbanda é idêntica a todas as religiões do passado e do presente.
Umbanda reconhece um Ser Supremo, trino na sua manifestação cósmica, as hierarquias de entidades espirituais, o papel que essas hierarquias desempenham no Universo, as suas funções, a evolução dos espíritos.
A Umbanda tem a sua origem africana, pois é um nome de origem quimbandeira que quer dizer o seguinte:
Mágico, Curandeiro, Chefe de Terreiro, De conformidade, porém, com a extraordinária definição de um iluminado Guia, e a mais alta expressão da Magia Universal em direção ao caminho da Perfeição e da Sabedoria Divina. Esta definição talvez seja criticada e censurada, entretanto, esperamos que os seus possíveis críticos e censores não confundam Magia com mágica.
Esta definição de Umbanda merece da parte de todos nos, seus aprendizes, uma profunda analise, meditação e um meticuloso estudo, porque já é chegado o momento de não mais se confundir Umbanda com Africanismo, visto nada existir de comum entre ambos, tal como não existe entre habeas-corpus e Corpus Christi; e se alguma coisa de comum existisse, e que, os africanos como todos os povos do mundo, desde épocas imemoriais, praticam a Magia em sua forma evoluída, rudimentar, intuitiva ou por tradição, isto é, de pais para filhos, de povos para povos, de tribos para tribos.
Devemos observar também que, muito antes da chegada dos escravos ao Brasil, os índios que aqui se encontravam, quando do descobrimento, já realizavam verdadeiras sessões e trabalhos espíritas em suas práticas ritualísticas. Estudar as forcas extraterrestres que nos envolvem e as quais estamos submetidos e subordinados, quer queiramos ou não; viver em harmonia com o Universo Infinito como partes integrantes que somos desse Todo Indivisível deve ser o nosso esforço e empenho para que, com os frutos dos nossos estudos e de nossa aprendizagem possamos tirar a máxima eficiência nos trabalhos que viermos a realizar, seja em nosso próprio beneficio, seja em beneficio de nossos irmãos encarnados ou desencarnados.
Esta é, na realidade, a Umbanda que compreendemos e que praticamos, muito diferente daquela tão difundida por ai e que serve de fonte de enriquecimento ilícito de supostos médiuns que vêem no Terreiro nada mais que um balcão comercial, mas nunca um Templo de Fraternidade onde pontificam com sabedoria, espírito de renuncia, humildade, devotamento e caridade, espíritos de elevada superioridade dos Pretos-Velhos e Caboclos.
A definição do nome de Umbanda é a seguinte: Temos, em linguagem oriental antiga, a palavra UM, que significa Deus, e BANDA, também da mesma origem, que quer dizer agrupamento, legião. A influencia do Oriente sobre os povos africanos,foi a causa de que, no Brasil, recebêssemos a Umbanda da África dado a grande massa de africanos que emigraram para o Brasil na época colonial. Muitos historiadores que se tem ocupado com o estabelecimento da Umbanda no Brasil, afirmam que ela teve inicio, pode-se dizer, logo após o seu descobrimento, afirmando ainda que, por volta de 1930, já andava por cerca de dois milhões de negros africanos que, dentro dos seus usos e costumes, praticavam os mais estranhos e bárbaros rituais.
Mas, deixando a parte histórica da Umbanda, a qual seria muito longa, devemos aqui apelar para todos os verdadeiros umbandistas que queiram seguir o caminho certo para fazerem o melhor uso que lhes for possível de todos os atributos dos protetores que assistem a todos nós, pois essa colaboração é indispensável, a,fim de que, unidos nesse mesmo ideal, possam dar a Umbanda o lugar de respeito que ela tem, o direito de esperar de todos nos, isto é, de todos os que estão convocados para trabalhar em grandiosa e fraternal oficina. Em resumo, a Umbanda é a Caridade, nada mais.
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